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O Papado
O Papado

 

1 - Instituição do Papado

Ninguém pode negar a influência político-religiosa do papa entre as nações, mas, biblicamente, esse cargo não existe. A teoria de que Pedro foi o primeiro papa não resiste à análise bíblica. A tradição católica romana diz que Pedro foi papa em Roma durante 25 anos.

O catolicismo afirma que O Papa, a quem chamamos também Sumo Pontífice ou romano Pontífice, é o sucessor de São Pedro na Sede de Roma, o vigário de Jesus Cristo na terra, e o chefe visível da Igreja (“Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã”, Editora Vera Cruz Ltda., lª edição, agosto de 1976; p. 44, resposta à pergunta 191).

E mais: Um cristão assim, cuja vida é conduzida pelo Espírito, não porá nunca em questão a obediência de vida às diretivas da Igreja ou do sucessor de Pedro, o Cristo visível na terra (“Sereis Batizados no Espírito”, Haroldo J. Rahm, S.J. e Maria J.R. Lamego, edições Loyola, São Paulo 1992, 62 edição, p. 38).

 

Nota: As seguintes expressões sobre o papa contrariam a Bíblia:

1 – Sumo Pontífice: Jesus é o Sumo Pastor (1 Pedro 5.4);

2 – É a Ponte ou caminho entre nós a Deus (João 14.6; 1 Timóteo 2.5);

3 – O Vigário de Jesus é o Espírito Santo e não o papa (João 14.16-18);

4 – O chefe invisível da Igreja é Jesus. Um Cristo visível só pode ser um falso cristo (Mateus 24.23-24; Efésios 1.20-22).

 

 

2 - prerrogativas Papais

Falando das prerrogativas do papa, o ensino católico é o seguinte:

Pode errar o papa ao ensinar a Igreja?

O papa não pode errar, quer dizer, é infalível nas definições que dizem respeito à fé e aos costumes (“Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã”, Editora Vera Cruz Ltda., 1 edição, agosto de 1976; p. 45, resposta à pergunta 196).

 

Nota:

Todo o homem é falível (Romanos 3.3-4; Mateus 23.9-11) o único infalível é Jesus, cujas palavras não passarão (Mateus 24.35).

 

3 - Suposto Apoio Bíblico

Para fazer essas bombásticas declarações, o papa se vale da pessoa de Pedro. Cita a confissão de Pedro em Mateus 16.16-19: E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque tu não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus. Dessa passagem, a Igreja Católica Romana derivou o seguinte raciocínio: Pedro é a rocha sobre a qual a Igreja Católica está edificada.

A ele foi dado o poder das chaves, e, portanto, só ele pode abrir a porta do Reino dos céus. Só ele pode ligar e desligar. Pedro tornou-se o primeiro bispo de Roma e, com isto, distinguiu aquela cidade como o centro do governo eclesiástico e espiritual, que deve reger todas as igrejas em toda parte. Finalmente, por sucessão ininterrupta, toda a autoridade dada a Pedro foi conferida, até nossos dias, à extensa linhagem de bispos e papas, todos vigários de Cristo sobre a Terra (Teoria da Sucessão Apostólica).

 

4 - Exegese de Mateus 16.16-19: Tú és Pedro, e sobre esta Pedra...

A expressão sobre esta pedra relaciona-se com a resposta de Pedro, Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E sobre Cristo que a Igreja foi edificada, e não sobre Pedro. Jesus afirmou que Ele mesmo era a Pedra (Mt 21.42). Essa afirmação é uma interpretação veraz do Salmo 118.22-24. O próprio Pedro identifica Jesus como a Pedra (At 4.11-12; 1 Pe 2.4-6). Se Pedro foi papa durante 25 anos, então existe algo errado, já que esse apóstolo foi martirizado no reinado de Nero, por volta de 67 ou 68 a.D. Subtraindo desta data 25 anos, retrocederemos ao ano 42 ou 43 a.D. Nessa época não havia ocorrido ainda o Concílio de Jerusalém (At 15), que se deu mais ou menos no ano 48 a.D., ou um pouco depois. Pedro participou do Concílio, mas foi Tiago quem o realizou e presidiu (At 15.13-19). Em 58 a.D., Paulo escreveu a epístola aos Romanos. E no capítulo 16 mandou saudação para muita gente em Roma, mas Pedro sequer é mencionado. Por outro lado, Paulo chegou a Roma no ano 62 a.D. e foi visitado por muitos irmãos (At 28.30-31). Todavia, nesse período, não há nenhuma menção a Pedro ou a algum papa. O apóstolo Paulo escreveu quatro cartas de Roma: Efésios, Colossenses e Filemom (62 a.D.) e Filipenses (entre 67 a 68). Pedro não é mencionado em nenhuma delas. Novamente, não se tem notícia desse suposto papa. Assim, não existe fundamento bíblico nem subsídio histórico para consubstanciar a figura do papa. Ainda sobre o poder concedido a Pedro, estaria Jesus outorgando autoridade para que outras pessoas a exercessem de forma singular como outra cabeça da Igreja? Devemos considerar o texto em estudo e seu contexto em relação a:

1. Enquanto Pedro é mencionado na segunda pessoa (tu), a expressão esta pedra está na terceira pessoa.

2. Pedro (petros) é um substantivo masculino, enquanto pedra (petra) é um feminino singular. Conseqüentemente, essas palavras não têm a mesma referência. Ainda que Jesus tivesse falado em aramaico, o original grego inspirado traz as distinções.

3. A mesma autoridade concedida a Pedro por Jesus estende-se também a todos os apóstolos em Mateus 18.18.

4. Pedro não era representante dos demais apóstolos. Em Mateus 16.23 encontramos Pedro sendo repreendido por Cristo à parte dos apóstolos. Os demais apóstolos, por sua vez, também foram exortados por Jesus na mesma ocasião. Se Pedro tivesse de fato primazia sobre seus companheiros de ministério, Jesus não o teria repreendido longe deles (vv 22-23).

5. O impressionante é que até mesmo certas autoridades católicas estão de acordo que a referência estudada não diz respeito a Pedro, o destaque aqui para João Crisóstomo e Agostinho. Escreveram: Nesta pedra, então, disse Ele, a qual tu confessaste. Eu construirei minha Igreja. Esta Pedra é Cristo; e nesta fundação o próprio Pedro construiu (“Agostinho – Comentário sobre o Evangelho de João”).

Se considerarmos o fato de que Pedro é uma pedra não -angular, assim como alguns não-católicos acreditam, chegamos à conclusão de que ele não era a única pedra na fundação da Igreja. E notável que Jesus deu a todos os apóstolos o mesmo poder para ligar e desligar (Mt 18.18). Essa autoridade era comum aos rabinos, que tinham o privilégio para dar permissão e proibir. Não se tratava de uma porção de poder concedido somente a Pedro, mas também à Igreja, pela qual proclamamos o Evangelho, o perdão de Deus e seu julgamento aos impenitentes. Em Efésios 2.20 encontramos que a Igreja fora constituída sob a fundação dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a pedra angular. Assim, todos os apóstolos, e não somente Pedro, são a fundação da Igreja. Contudo, o único que tem preeminência sem igual é Cristo, a pedra angular. O próprio Pedro referiu-se ao Senhor Jesus como o fundamento da Igreja (1 Pe 2.7). Os demais crentes, portanto, são as pedras vivas (v 5) nessa edificação. Não há nenhuma indicação de que a Pedro fosse determinado, acima dos demais apóstolos, um lugar de proeminência na fundação da Igreja. O papel de Pedro, no Novo Testamento, está longe da reivindicação católica romana de que ele tinha e era autoridade sobre seus companheiros. Embora o encontremos como orador principal no dia de Pentecostes, sua atuação no restante do livro de Atos é escassa, sendo ele considerado como um dos apóstolos. De forma muito clara, Paulo falou o seguinte: em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos (2 Co 12.11). Será que uma leitura mais cuidadosa da carta aos Gálatas fará com que aceitemos que algum apóstolo foi superior a Paulo? Creio que não. Pois Paulo reivindicou para si uma revelação independente dos demais apóstolos (Gl 1.12; 2.2), reconheceu que seu chamado era semelhante ao ministério de Pedro (Gl 2.8), a ponto de usar de sua autoridade para repreender a Pedro (Gl 2.11-14). O fato de Pedro e João serem enviados pelos demais apóstolos a uma missão especial em Samaria demonstra que Pedro não tinha uma posição superior entre eles (At 8.4-13). Se Pedro era superior aos demais, por que é dispensada ao ministério de Paulo uma atenção maior, fato constatado nos capítulos 13-28? No primeiro concílio realizado em Jerusalém (At 15) a decisão final não partiu de Pedro, mas, sim, dos apóstolos e dos anciãos. Além disso, foi Tiago, e não Pedro, que presidiu o conselho (At 15.13). Em momento algum, já que era superior aos demais apóstolos, Pedro reivindicou ser pastor das igrejas, antes exortou os presbíteros para que cuidassem do rebanho de Deus (1 Pe 5.1-2). Embora reconhecesse ser um apóstolo (1 Pe 1.1), ele não se intitulou o apóstolo, ou chefe dos apóstolos. Sabia que era apenas uma das colunas da Igreja, com Tiago e João, e não a coluna principal (Gl 2.9). Contudo, foi falível em sua natureza. Somente a Palavra de Deus é infalível. Isto não quer dizer que ele não teve um papel significante na vida da Igreja. Segundo afirmação do catolicismo romano, os sucessores de Pedro ocupam sua cadeira. Quando, portanto, analisamos as Escrituras, encontramos critérios específicos para o apostolado (At 1.22; 1 Co 9.1; 15.5-8), de modo que não poderia haver sucessão apostólica no bispado de Roma ou em qualquer outra igreja. Quanto às chaves entregues simbolicamente a Pedro, elas não significam que ele tinha poder para fazer entrar no céu quem ele quisesse. Essas chaves representam a propagação do Evangelho, pela qual todos os pregadores, e não Pedro apenas, podem abrir as portas dos céus aos pecadores que desejam ser salvos. Jesus foi explicito e enfático ao ordenar a divulgação das boas-novas em Lucas 24.46-47. A mensagem de salvação produz arrependimento. Arrependimento e fé na pessoa e obra de Cristo, ou seja, em sua morte e ressurreição. Pedro abriu as portas do céu para os seus ouvintes no dia de Pentecostes (At 2.37-41); na casa de Cornélio (At 10.42-43).

 

Agostinho: Interpretação da Pedra de Mateus 16:18

Ele foi um prolífico escritor e produziu numerosos comentários que se relacionam diretamente com o assunto da interpretação da pedra de Mateus 16:18. De fato, Agostinho produziu mais comentários sobre esta passagem do que qualquer outro. No final de sua vida, Agostinho escreveu suas Retratações onde ele corrige declarações de seus escritos primitivos, os quais ele diz serem errôneos. Uma destas tem a ver com a interpretação da pedra em Mateus 16. No começo de seu ministério Agostinho escreveu que a pedra era Pedro. No entanto, muito cedo ele mudou mais tarde sua posição e durante o restante de seu ministério ele adotou a visão de que a pedra não era Pedro. Mas Cristo ou a confissão de Pedro que apontava para a pessoa de Cristo. O que se segue são as declarações de suas RETRATAÇÔES que se referem a sua interpretação da pedra de Mateus 16.

 

"Numa passagem neste livro, eu disse sobre o Apóstolo Pedro: Sobre ele, como uma pedra, a Igreja foi construída’... Mas eu sei que mui freqüentemente em um tempo atrás, eu expliquei que o senhor disse: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja’ Que é para ser entendido como construída sobre Ele, A quem Pedro confessou dizendo: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo’, e assim Pedro, chamado depois esta pedra, representou a pessoa da Igreja que é construída sobre esta pedra, e recebeu as chaves do reino do céu’. Por que, Tu és Pedro’ e não Tu és a pedra’ foi dito a ele. Mas a pedra era Cristo’, em quem confessando como também toda a Igreja confessa, Simão foi chamado Pedro". (The fathers of the Church (Washington D.C., Catholic University, 1968), (Sanint Augustine, The Retractations Capítulo 20.7)

 

 Claramente  Agostinho  está  repudiando  uma posição sustentada previamente, adotando a visão que a pedra era Cristo e não Pedro. Esta se torna sua consistente posição.

"Cristo, você vê, construído sua Igreja não sobre um homem, mas sobre a confissão de Pedro. Qual é a confissão de Pedro? Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo’. Lá está a pedra pra  você, lá está a fundação, lá está onde a Igreja tem sido construída, sobre a qual as portas do inferno não podem prevalecer. (John Rotelle, Ed., The Works of Saint Augustine". (New Rochelle: New City Press, 1993), Sermons, Vol.6 Sermon 229P.I,P.327).

 

 Agostinho não poderia ter sido mais claro em sua interpretação da pedra de Mateus 16. Em sua visão, Pedro é representativo da Igreja toda. A Pedra não é a pessoa de Pedro, mas o próprio Cristo. De fato, na declaração acima, em uma exegese de Mateus 16, ele explicitamente diz que Cristo não construiu sua Igreja sobre um homem, referindo-se especificamente a Pedro. Se Cristo não construiu sua Igreja sobre um homem, então Ele não estabeleceu um ofício papal com sucessores de Pedro nos bispos de Roma. Novamente, se alguém examinar a documentação dos escritos de Agostinho que são fornecidos sobre Jesus Pedro e as Chaves, esta particular referência não será encontrada. Claramente, os autores negligenciam prover tal documentação porque ela mina completamente à posição deles.

 

 A Seguinte documentação extensiva revela que Agostinho ensinou que Pedro era simplesmente um representante figurativo da Igreja, não seu governador – uma visão recordativa de Cipriano:

 

"Mas quem dizeis eles que sou? Pedro respondeu, Tu ès o Cristo, o Filho do Deus vivo’, UM DE MUITOS DEU A RESPOSTA, Unidade em muitos. Então disse-lhe o senhor, Bem – Aventurado és tu, Simão barjonas porque não foi carne e sangue que to revelou, mas Meu Pai, que está nos céus’  Então Ele adicionou, eu te digo’ Como se Ele tivesse dito, Porque Tu tens dito sobre Mim, Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo Eu também te digo, “Tu és Pedro” Porque antes ele era chamado Simão. Agora este nome de Pedro foi lhe dado pelo Senhor, e em uma figura, que ele significaria a Igreja. Porque, visto que Cristo é a Pedra (Petra), Pedro é o povo Cristão. Por que a pedra (Petra) é o nome original. Então Pedro é assim chamado de pedra; não a pedra de Pedro, como Cristo não é chamado Cristo à partir dos Cristãos, Mas os Cristãos à partir de Cristo. Ele diz, Tu és Pedro, e sobre esta pedra’, que tu tens confessado, sobre esta pedra que tu tens reconhecido, dizendo, Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo, eu edificarei Minha Igreja’; Isto é, sobre Mim mesmo, o Filho do Deus vivo, eu edificarei Minha Igreja’. Eu a edificarei sobre Mim mesmo, não EU sobre ela. Porque os homens que desejavam edificar sobre homens, diziam, Eu sou de Paulo; e eu de Apolos; e eu de Cefas’ que era Pedro. Mas outros que não desejavam edificar sobre Pedro, mas sobre a Pedra, diziam, Mas eu sou de Cristo’. E quando o Apóstolo Paulo averiguou que ele foi escolhido, e Cristo desprezado, ele disse, Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo? E, como não no nome de Paulo, assim nem também no nome de Pedro; mas no nome de Cristo: que Pedro deveria ser edificado sobre a pedra, não a Pedra sobre Pedro. Este mesmo Pedro, portanto, que tinha sido declarado bem – aventurado’ pela pedra, carregando a figura da Igreja". (PHILIP Schaff, Nicene and Post – Nicene Fathers (Grand Rapds: Eerdmans, 1956), Volume VI, St. Augustin, Sermon XXVI.1 – 4, pp. 340 – 341).

 

"Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e o que ligares na terra será ligado também nos céus; o que desligares na terra será desligado nos céus’, ele representou a Igreja universal, a qual neste mundo é abalada por diversas tentações, que vêm sobre ela como torrentes de chuva, dilúvios e tempestades, e não a submerge, porque ela está fundada sobre a pedra (Petra), da qual Pedro recebeu seu nome. Por que petra (pedra) não é derivada de Pedro, mas Pedro de petra; justamente como Cristo não é chamado assim à partir de Cristão, mas o Cristão à partir de Cristo. Porque no mesmo relato o Senhor disse, sobre esta pedra eu edificarei minha Igreja’ porque Pedro tinha dito, Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’ sobre esta pedra, então, Ele disse, que tu tens confessado, Eu edificarei minha Igreja. Porque a pedra (petra) era Cristo; e sobre este fundamento foi o próprio Pedro edificado. Porque outro fundamento não pode ser lançado além do qual já está posto, que é Cristo Jesus. A Igreja, então, que está fundada em Cristo, recebe dele as chaves do reino dos céus na pessoa de Pedro, quer dizer, o poder de ligar e desligar pecados. Porque, o que a Igreja é essencialmente em Cristo, tal é representativamente  Pedro na pedra (petra) e nesta representação Cristo é para ser entendido como a Pedra, Pedro como a Igreja". (Philip Schaff) Nicene and Post-Nicene Fathers (Grand Rapds: Eerdmans, 1956) Volume VII, St. Augustin, On the Gospel of John, Tractate 124.5)

 

 "Dar-te-ei as chaves dos céus"."(Mateus 16:19) Depois de tudo, não foi somente um homem que recebeu aquelas chaves, mas a Igreja em sua unidade. De acordo com Agostinho, os apóstolos eram iguais em todos os aspectos. Cada um recebeu a autoridade das chaves, não somente Pedro. Então, o Vaticano tem segundo sua heresia sendo contraria a interpretação de toda igreja. Afirmando assim, Pedro acima de Jesus confirmando, suas intenções maliciosas. De que não tem parte com o Salvador. Mais participantes dos reinos da terra. O que não nos deixa dúvidas com relação a seu lidere maior. Yeshua, Jesus de Nazaré jamais edificaria sua igreja sobre homem. Ele é a Pedra. Ele é tudo em todos. Ainda a tempo de sair da Roma. E se amparar na Jerusalém de Deus.

 

Outros sermões:

 

"E eu te digo…“Tu és Pedro, Rochoso, e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus. O que ligares na terra será ligado também nos céus; o que desligares na terra será desligado nos céus' (Mateus 16:15-19). Em Pedro, Rochoso, nós vemos nossa atenção atraída para a pedra. Agora, o apóstolo Paulo diz sobre o povo, ‘Eles bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo' (1 Coríntios 10:4). Assim, este discípulo é chamado Rochoso à partir da pedra, como Cristão à partir de Cristo. Por que eu quis fazer esta pequena introdução? Para te sugerir que em Pedro a Igreja é para ser reconhecida. Cristo, você vê, construiu sua Igreja não sobre um homem, mas sobre a confissão de Pedro. Qual é a confissão de Pedro? ‘Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo'. Lá está a pedra para você, lá está a fundação, lá está onde a Igreja tem sido construída, sobre a qual as portas do inferno não podem prevalecer (John Rotelle, Ed., The Works of Saint Augustine (New Rochelle: New City Press, 1993), Sermons, Vol. 6, Sermon 229P.1, p. 327).

 Pedro nesse texto "representa" a Igreja, que é construída não em cima dela mesma (que não deixa de ser uma pedra, pois ela é pedra da Pedra, assim como Cristão é de Cristo), mas em cima do Cristo, o filho do Deus vivo. Mas o velho testamento já existia, e outra, Cristo os ensinou e ele é a própria Palavra. Ora a Igreja não está aqui para criar e nem inventar nada, uma simples leitura dos escritos neotestamentário, nos mostra com muita clareza que seus autores recorreram e muito as escrituras hebraicas, tinha até homem "poderoso" nas escrituras.

"Numa passagem neste livro, eu disse sobre o Apóstolo Pedro: Sobre ele, como uma pedra, a Igreja foi construída'...Mas eu sei que mui freqüentemente em um tempo atrás, eu expliquei que o Senhor disse: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja', que é para ser entendido como construída sobre Ele, a quem Pedro confessou dizendo: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo', e assim Pedro, chamado depois esta pedra, representou a pessoa da Igreja que é construída sobre esta pedra, e recebeu as chaves do reino do céu'. Porque, Tu és Pedro' e não Tu és a pedra' foi dito a ele. Mas a pedra era Cristo', em quem confessando, como também toda a Igreja confessa, Simão foi chamado Pedro. Mas que o leitor decida qual dessas duas opiniões é a mais provável". (The Fathers of the Church (Washington D.C., Catholic University, 1968), Saint Augustine, The Retractations Capítulo 20.1).

A igreja catolica fica pegando os artigos velhos de agostinho e escondendo o novo onde ele se retrata dizendo que a pedra e cristo e nao pedro. Ai em cima eu deixei a fala der Agostinho,mas com certeza vao dizer que e mentira pois preferem a mentira que a verdade, so continua na mentira quem quer!! A presuncao e o altivismo e uma coisa terrivel. Mesmo a pessoa sabendo que esta no erros ela prefere dizer que o erro e certo e que a verdade e mentira,so para poder continuar com sua pose e altivismo de que nao erra.

"E eu te digo Tu és Pedro, Rochoso, e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus. O que ligares na terra será ligado também nos céus; o que desligares na terra será desligado nos céus' (Mateus 16:15-19). Em Pedro, Rochoso, nós vemos nossa atenção atraída para a pedra. Agora, o apóstolo Paulo diz sobre o povo. Eles bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo' (1 Coríntios 10:4). Assim, este discípulo é chamado Rochoso à partir da pedra, como Cristão à partir de Cristo. Por que eu quis fazer esta pequena introdução? Para te sugerir que em Pedro a Igreja é para ser reconhecida. Cristo, você vê, construiu sua Igreja não sobre um homem, mas sobre a confissão de Pedro. Qual é a confissão de Pedro? Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo'. Lá está a pedra para você, lá está a fundação, lá está onde a Igreja tem sido construída, sobre a qual as portas do inferno não podem prevalecer". (John Rotelle, Ed., The Works of Saint Augustine (New Rochelle: New City Press, 1993), Sermons, Vol. 6, Sermon 229P.1, p. 327).

 

A propria PATRISTICA desmascara o engodo catolico,mas tenho quase certeza que alguem vai aparecer aqui me chingando e me chamando de mentiros pois certas pessoas preferem continuar na mentira que dar lugar a verdade

 

"Mas quem dizeis eles que sou? Pedro respondeu, Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo'. Um de muitos deu a resposta, Unidade em muitos. Então disse-lhe o Senhor, Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas: porque não foi carne e sangue que to revelou, mas Meu Pai, que está nos céus'. Então Ele adicionou, e eu te digo'. Como se Ele tivesse dito, Porque tu tens dito sobre Mim, Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo; Eu também te digo, Tu és Pedro. Porque antes ele era chamado Simão. Agora este nome de Pedro foi lhe dado pelo Senhor, e em uma figura, que ele significaria a Igreja. Porque, visto que Cristo é a pedra (Petra), Pedro é o povo Cristão. Porque a pedra (Petra) é o nome original. Então Pedro é assim chamado de pedra; não a pedra de Pedro, como Cristo não é chamado Cristo à partir dos Cristãos, mas os  Cristãos à partir de Cristo. Então', ele diz, Tu és Pedro, e sobre  esta Pedra', que tu tens confessado, sobre esta pedra que tu tens reconhecido, dizendo, Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo, eu  edificarei Minha Igreja'; isto é, sobre Mim mesmo, o Filho do Deus vivo, eu edificarei Minha Igreja'. Eu a edificarei sobre Mim mesmo, não Eu  sobre ela. Porque os homens  que desejavam edificar sobre homens, diziam, Eu sou de Paulo; e eu de  Apolos; e eu de Cefas', que era Pedro. Mas outros que não desejavam  edificar sobre Pedro, mas sobre a Pedra, diziam, Mas eu sou de Cristo'. E quando o Apóstolo Paulo averiguou que ele foi escolhido, e Cristo  desprezado, ele disse, Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por  vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?' E, como não no nome de  Paulo, assim nem também no nome de Pedro; mas no nome de Cristo: que  Pedro deveria ser edificado sobre a Pedra, não a Pedra sobre Pedro. Este mesmo Pedro, portanto, que tinha sido declarado bem-aventurado' pela  Pedra, carregando a figura da Igreja (Philip Schaff, Nicene and Post-Nicene Fathers" (Grand Rapids: Eerdmans, 1956), Volume VI, St. Augustin, Sermon XXVI.1-4, pp. 340-341).

 

 Mais uma vez santo Agostinho joga por terra a interpretacao autoritaria de roma. roma diz que o papa que tem o poder de ligar e desligar porque e o legitimo sucessor de pedro. so que santo Agostinho diz que foi a toda igrerja que jesus deu este poder de ligar e desligar. foi a toda igreja que ele deu as chaves

"Prentendo te mostrar que é a Igreja que tem recebido as chaves do reino dos céus, escute o que o Senhor diz em outro lugar a todos os seus apóstolos: Recebei o Espírito Santo'; e imediatamente, Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos' (João 20:22-23). Isto se refere às chaves sobre as quais é dito, o que ligares na terra será ligado também nos céus; o que desligares na terra será desligado nos céus' (Mateus 16:15-19). Mas isto foi dito a Pedro. Para te mostrar que Pedro naquela hora representou toda a Igreja universal, escute o que lhe é dito, que é dito a todos os fiéis, os santos: Se teu irmão pecar contra você, repreende-o entre ti e ele só" (John Rotelle, Ed., The Works of Saint Augustine (Hyde Park: New City, 1994), Sermons, III/8 (273-305A), On the Saints, Sermon 295.1-3, pp. 197-198).

Mais com certeza ainda vai ter gente que vai continuar dizendo que e o papa e somente ele quem tem o poder de ligar e desligar, que somenete a ele foi dadas a chaves do ceus.